segunda-feira, agosto 14, 2006

A Torre do Relógio

Um dos pontos mais altos da Cidade é a sua majestosa Torre do Relógio. As ameias da parte mais alta da torre, terão caído ou sido derrubadas, no seu lugar foi construído por Mestre Pascoal, em 1440, o apoio onde assentam o relógio e o sino cujas badaladas marcam as horas e se ouve em toda a cidade.
Este apoio é feito de tijolo e não está em esquadria com a base da Torre.
A data acima referida é a que se encontra na inscrição existente por cima da porta de entrada da torre no Largo de Santa Maria que se transcreve:
«E : DE : MIL :
CCC :… XL : EM ...
XXXI …
DIAS: DE JANEIRO: …
E…UEEDOR: DESTA
OBRA … I …L …P... ASCOAL … MESTRE: …» Esta Torre situa-se ao cimo da escadaria monumental sita no largo D. Jorge de Melo que leva à Igreja Matriz de Santa Maria e ao Castelo Velho.
Possui no seu interior, uma escadaria em madeira com 52 degraus e no tecto de abóbada nervurada um escudo com quatro flores-de-lis.
O Relógio que sempre marcou a vida dos naturais da Vila, durante anos ficou parado e era uma tristeza para quem se habituou a ouvi-lo.
Em boa hora a Câmara Municipal o mandou reparar e hoje pode ouvir-se de novo, na agora Cidade de Serpa as "badaladas" que marcam o tempo. Bibliografia: Arquivos de Serpa de João Cabral, foto do relógio "roubada" a http://jumento.blogdrive.com/ – A quem apresento as minhas desculpas

Sem comentários: