quarta-feira, setembro 06, 2006

Recantos (26) A Rua do Assento

Rua do Assento, foi assim chamada porque a casa das "Sisas" (impostos de transacção de propriedades) que ficava nas traseiras da Praça da República, tinha uma porta por onde o publico deveria entrar para ir fazer os seus registos e escrituras, «assentos», nesta rua. O Passadiço em forma de ponte, (foto 4), foi construída em 1856, aquando da construção da casa que tem a frente para a Praça. Na sua varanda de ferro consta a data acima referida. Também foi, posteriormente, conhecida por Rua do Poço Sameiro, por ainda esta rua não passava de uma azinhaga, ter ali existido um poço para abastecimento da população conhecido pelo Poço Sameiro. Fica situada entre a Rua dos Cavalos e a Rua Dr. Manuel Côrte-Real Abranches, junto às muralhas, que vemos na fotografia abaixo.

terça-feira, setembro 05, 2006

Recantos (25) A Rua do Prior

Paralela à Rua de Nossa Senhora e à Rua dos Cavalos, entre a Rua das Portas de Beja e a Rua dos Lagares, fica a Rua do Prior. Também nesta rua foi aberta uma porta entre 1883 ou 1884, para nela se fazer passagem para o exterior das muralhas e que se denominou de “O Beco“ ainda hoje tem esse nome.
Legenda: A primeira foto foi tirada do lado do Beco, ou seja do lado da Rua dos Lagares, a segunda a partir da Rua das Portas de Beja, assim como a terceira vendo-se nesta, a entrada para a Travessa do Governador e lá ao fundo pode perceber-se a passagem aberta na muralha.