sábado, setembro 02, 2006

Recantos (24) O Bairro Operário

A Necessidade da construção de um bairro de casas económicas, já se sentia desde 1934, quando foi proposta a sua construção, porém, apenas por volta de 1950 se veio a concretizar. É constituído por trinta e uma casas e uma escola primária, situa-se a sudoeste da "vila antiga", na estrada da Fonte Nova. Hoje está muito diferente das fotografias que aqui coloco em que o Bairro ficava fora de portas, aqui ainda se vê, mesmo à sua frente, searas de trigo (anos 60 do século passado) no seu lugar existe agora um espelho de água e canteiros ajardinados ladeando os espaços rodoviários ali criados. É aqui que começa a “cidade nova”, com habitações descaracterizadas face à tradicional arquitectura alentejana. São os custos do progresso. O desenho arquitectónica do Bairro Social, mais conhecido por Bairro Operário é de inspiração árabe e tem algum sentido já que, em muitos dos seus autóctones ainda lhes corre nas veias o sangue dos seus antepassados mouros.

Recantos (23) O Jardim

Já em 1866 existia o passeio publico embora em estado de abandono, que depois de algumas transformações e melhorias em 8 de Março de 1909, foi dado o nome de «Passeio Público Cmacho Pimenta» homenageando assim a pessoa que muito zelou e trabalhou na construção do Jardim. Neste Jardim existem algumas árvores centenárias e algumas mesmo únicas no país.

Recantos (22) A Alameda Abade Correia da Serra

Entre a Estrada da Circunvalação e a Rua do Calvário, situa-se a Alameda Abade Correia da Serra, tomou este nome em 1966, anteriormente denominada Praça de Lisboa é uma artéria espaçosa nela se encontra ao monumento ao Abade Correia da Serra, natural de Serpa (nasceu numa casa da Rua dos Fidalgos, hoje com os nº. 22 a 24, em 1750). Juntamente com o Duque de Lafões fundou a Academia das Ciências sendo o seu secretário vitalício. Aqui também que se situa a entrada principal do Jardim Municipal ou seja o “Passeio Público Camacho Pimenta”

sexta-feira, setembro 01, 2006

Recantos (21) A Rua das Cruzes

A Rua das Cruzes, entre a rua de S. Pedro e a Rua dos Quintais é uma rua singela de casas baixas mas tem, uma chaminé de grande beleza que se situa exactamente no outro lado da rua tem a configuração de um pequeno castelo com ameias. Já tentaram derrubá-la mas em boa hora foi recusado pela Câmara.

Recantos (20) - Travessa de S. Pedro

Na falta de fotografias da Rua dos Lagares e Rua de S. Pedro opto por postar a artéria paralela a esta última, a Travessa de S. Pedro, sita entre a Azinhaga do Espernega e a Estrada da Circunvalação frente ao Bairro Operário.

quinta-feira, agosto 31, 2006

Recantos (19) - A Rua de Nossa Senhora


A Rua de Nossa Senhora, entre a Rua das Portas de Beja e Rua dos Lagares, era conhecida em 1705, com o nome de Rua da Misericórdia por ali se ter situado o antigo Hospital e a Igreja do mesmo nome. O Hospital da Misericórdia (foto 3), fundado em 1505, sob a direcção da irmandade de N. S. do Hospital na sequência da instituição da irmandade da Virgem Maria da Misericórdia, pela Rainha D. Leonor, viúva de D. João II, em 1498. Com a passagem do dito Hospital para o Convento de S. Paulo, em 1840, ficaram aquelas instalações a fazer parte do Celeiro comum e mais tarde propriedade do Banco Rural, que lhe deu diferentes usos. Por esta altura a igreja encontrava-se já profanada e o edifício foi vendido a um grupo, que ali fundou um teatro. No ”TheatroThália”, cujo palco se situava onde antes tinha existido o altar-mor, representaram, além do grupo de teatro amador, residente, actrizes de grande prestígio do Teatro português como Rosa Damasceno. Já nos anos 50 do século passado esteve ali sedeada a sociedade recreativa “Os Azuis”, organizando grandes bailes na grande sala, antigo corpo da igreja. Conheci bem todas as suas divisões, familiares meus pertenciam ao grupo de teatro residente e minha avó fazia a limpeza daquelas instalações. Lembro-me de olhar extasiada o varandim por cima da porta da entrada, ou seja o antigo coro. Assim como o quintal, o terraço, e as salas do antigo Hospital, hoje Sede da Banda Filarmónica de Serpa.

(Legenda das fotografias: - Foto 1 parte da Rua de Nossa Senhora vendo-se do lado direito as instalações da Guarda Fiscal, - Foto 2 a porta aberta na Muralha no sitio do Caramonil na Rua de Nossa Senhora aberta em 1850, - Foto 3 o edifício da antiga igreja da misericórdia - Foto 4 pormenor da porta principal da dita igreja.

Recantos (18) Rua das Portas de Beja

Voltamos assim à Rua dos Arcos, embora não seja ela que vamos seguir e sim, pela Rua das Portas de Beja, depois de ultrapassada a porta da muralha com o mesmo nome seguimos na direcção à Praça da República (foto 1) A Rua das Portas de Beja, nada tem de relevante a não ser o oratório abrigado num nicho (foto 3), não sei a quem é dedicado, lembro apenas que havia sempre uma candeia acesa. Do lado contrário junto à muralha uma casa do Séc. XIX, oferece hoje serviços de turismo rural é a “Casa da Muralha” (foto 5)

terça-feira, agosto 29, 2006

Recantos (14) O Largo de S. Paulo

O Largo de S. Paulo é um espaço amplo ajardinado, sem qualquer nota de relevo a não ser o edifício do Hospital da Misericórdia, hoje parte integrante do Centro Hospitalar do Baixo Alentejo. Num terreiro adjacente à Porta de Moura, dentro do perímetro da segunda cintura de Muralhas e encostado a ela, foi erguido no Séc. XV, um convento de irmãos Paulistas, sob a invocação de Nossa Senhora da Consolação. Segundo Fortunato de Almeida, tomo II, pág. 130 da sua História, a construção do Convento, teria tido lugar no ano de 1440, porém, João Baptista de Castro, atribui para a mesma edificação o ano de 1617, sendo esta data a defendida também por João Cabral, de acordo com a nota de pé de página em " Serpa do Passado" a pág. 92. Em 1840, o edificio do Convento foi adaptado a Hospital, que ao longo dos anos foi sofrendo benefícios e alterações uma das quais nos anos cinquenta.
Lembro-me de ter havido grandes festejos falando-se mesmo em inauguração do Hospital. Até aos finais dos anos sessenta o corpo de enfermeiras que ali prestava funções era constituído por freiras, possivelmente vindas do Bom Pastor. Existe neste Largo uma porta aberta nas muralhas da qual desconheço o nome. Seria esta a porta de S. Martinho ?
Nota - Foi necessário fazer uma alteração daí publicar novamente este recanto que agora fica fora da sequência.

segunda-feira, agosto 28, 2006

Recantos (17) A Porta Nova

Da Rua dos Farizes, passando o Portelo da Baleizoa, encontra-se a Rua das Varandas, já no lugar da chamada Porta Nova.Da Rua das Varandas, não tenho fotografias aliás, quero aqui agradecer a simpatia do Charquinho, autor do http://charquinho.weblog.com.pt/ e do http://serpaminhaterra.blogspot.com/ de Edgar Moreno, pela autorização que me deram para copiar fotos de sua autoria.O Bairro da Porta Nova tomou o seu nome da porta aberta nas muralhas, junto ao Palácio do Marquês (foto 1) a segunda foto é de uma das Ruas da Porta Nova acho que se chama Rua Nova da Porta Nova. A Rua das Varandas é onde se situam as trazeiras do Plalácio e que nos leva em direcção à Rua dos Arcos e à Porta de Beja.Já a terceira fotografia é salvo erro da chamada Rua do Meio, também na Porta Nova, esta é uma das “chaminés de escuta” reminiscências árabes que ainda subsistem.