quinta-feira, agosto 17, 2006

Recantos (3) A Rua dos Cavalos

Situada entre a Praça da República e o Largo da Corredoura, a Rua dos Cavalos, teve em tempos a designação de Rua João de Deus (1896) e de Rua Luiz de Camões (1911) mas em 1967 voltou à sua mais antiga designação.
Sabe-se, porque há registos, ser esta rua já conhecida como Rua dos Cavalos em 1611 (vide, Arquivos de Serpa, João Cabral, p´g. 149)
Foi aberta uma porta a "Porta da Corredoura", para serventia do povo sabendo-se já existir em 1755.
É ainda nesta rua, num edifício de traça manuelina que se crê datado do séc. XVI que se vai fundar no século seguinte, um recolhimento de religiosos. Este edifício conhecido como "O Mosteirinho" foi durante muitos anos utilizado como casa de habitaçã, que eu conheci, primeiro como casa de morada de familiares de meu avô e depois no tempo dos seus ultimos inquilinos.
Hoje porém, está alí instalado o Museu do Relógio, o maior da Peninsula Ibérica, a que adiante darei o devido relevo como um Museu de referência da Cidade e do País.
Na primeira foto podemos ver um troço da Rua dos Cavalos; na segunda a Porta da Corredoura, aberta na Muralha e na terceira a Porta do Museu do Relógio.

Sem comentários: