sexta-feira, agosto 18, 2006

Recantos (4) O Largo da Corredora



Cruzamento da Rua Nova; com a Rua dos Lagares; Rua dos Cavalos e Rua dos Quintais, em 1896 tomaria o nome de Largo Mouzinho de Albuquerque, mas em 1967, voltaria ao seu primitivo topónimo, sendo o nome de Mouzinho de Albuquerque dado a outra artéria da cidade. O Largo da Corredora era nos meus tempos de criança um recanto ajardinado com frondosas palmeiras, bancos de jardim e no meio um chafariz (Marco da Água) onde as mulheres recolhiam o precioso líquido em “enfusas” de barro que transportavam à cabeça, a água canalizada dentro das habitações era um luxo, um bem escasso para a maioria das famílias. O espaço ajardinado tinha uma configuração triangular, dado existir um conjunto de habitações, a poente. Estas foram derrubadas nos finais dos anos 60 ou princípios de 70, já não recordo bem, com a ideia de construir naquele espaço um edificio de raiz, destinado aos CTT, projecto que ficou apenas no papel. Durante muito tempo foi este largo apelidado de “Largo dos Varais”, não no sentido pejorativo, apenas porque este, era o lugar onde os homens da vila se juntavam à espera que os feitores das grandes casas de lavoura, ali os fossem chamar para lhe dar trabalho. Mais tarde, retiraram o lindo chafariz - felizmente ainda existem 4 espalhados pela cidade que mais tarde mostrarei - colocando um bebedouro (repuxo) a um canto do jardim, retiraram-se os bancos, descaracterizou-se o largo. Hoje é um horrível parque de estacionamento. Mas que saudades eu tenho do Largo da Corredora dos anos 50.

5 comentários:

Edgar Moreno disse...

O Largo da Corredoura, alem de todas serventias aquí relatadas, servia tambem em certas noites
como a passagem de ano para aturar as bebedeiras dos jovens como eu, na altura...
Era um recanto lindo, mesmo à noite agora é como dizes horrivel.
Bem este é o segundo comentário que faço neste Blog. e ainda não vi nada publicado, vamos ver se este é.

Edgar

Anónimo disse...

Pois eu tambem acho que é Largo da Corredoura... ou Largo do Corro...
Vim aqui à procura de uma rua do Cano em Serpa conhece?
Sou de Serpa, nasci no pequeno monte da Ermida de Santana há 52 anos.
metalcamera@gmail.com
saudações alentejanas - ANTONIO MELÃO

Anónimo disse...

Cavalos aíás coloqueia no meu blogue pois foi a rua onde nasci.
Quanto ao Largo DA Corredoura e Largo do Corro são duas praças diferentes
O Largo DA Corredoura situa-se na confluência das Ruas do Lagares Rua dos Cavalos e Rua Nova perto do Jardim.
O Largo do Corro é onde se situa o Museu Etnográfico nas imediações do Hospital de Serpa.

Com OS meus cumprimentos
Susete

Anónimo disse...

Cavalos aíás coloqueia no meu blogue pois foi a rua onde nasci.
Quanto ao Largo DA Corredoura e Largo do Corro são duas praças diferentes
O Largo DA Corredoura situa-se na confluência das Ruas do Lagares Rua dos Cavalos e Rua Nova perto do Jardim.
O Largo do Corro é onde se situa o Museu Etnográfico nas imediações do Hospital de Serpa.

Com OS meus cumprimentos
Susete

Anónimo disse...

O comentário acima ficou incompleto não foi publicada a primeira parte onde eu dizia que - sim senhora sei onde fica a Rua do Cano é no Castelo Velho. Não confundir com a Rua dos Canos (no plural) que fica entre a Rua de Nossa Senhora e a Rua dos Cavalos - depois pode continuar a ler o comentário anterior.
Susete