sexta-feira, agosto 18, 2006

Recantos (5) A Rua Nova

(vista da Rua do Calvário) (vista do Lardo da Corredora) Entre o Largo da Corredora e a Rua do Calvário está a Rua Nova, desconheço a origem do nome desta rua, socorrendo-me das”notas” de João Cabral em Arquivos de Serpa, afirma este escritor, ex-funcionário da Câmara de Serpa, que eu conheci e abro aqui um parêntesis para referir um episódio que se passou comigo e com João Cabral. (Eu era uma jovem de 20 anos quando o livro "Serpa do Passado" foi editado, João Cabral, era visita de casa de meus pais, sabendo ele que já nesse tempo me interessava por tudo o que dizia respeito à vila, histórias passadas que me contava o meu avô, perguntou-me se já tinha lido o livro “Serpa do Passado” o livro da capa amarela, como ele lhe chamava por analogia com a lição de João de Deus na “Cartilha Maternal” que começava “Ó Pedro que é do livro de capa azul que te dei a guardar…”. Mas, como ia dizendo João Cabral perguntou-me se eu já tinha lido "Serpa do Passado", após a minha resposta afirmativa e troca de opiniões sobre o seu conteúdo, ele perguntou-me se sabia quem era o autor. Sinceramente respondi que num livro, me interessava o seu conteúdo o autor era-me indiferente. Não queiram saber a lição que levei sobre a identificação dos autores e suas obras. No final olhou para mim e disse-me, pois é, quem escreveu Serpa do Passado, fui eu. Fiquei pequenina, vermelha e sem saber o que dizer. Foi uma boa lição, nunca mais até hoje, me esqueci das suas palavras e nunca mais descorei o pormenor importantíssimo de conhecer, por mais sumária que seja, a biografia dos autores dos livros que leio). Voltando à Rua Nova diz, João Cabral a folhas 151 in “Arquivos de Serpa”, que em 21 de Janeiro de 1898 lhe foi dado o nome de Rua Libânio Fialho Gouveia e em Maio de 1911 foi rebaptizada com o nome de Miguel Bombarda, porém, em 1967 voltou a ser designada como Rua Nova.

Sem comentários: