terça-feira, agosto 15, 2006

Recantos (2) A Rua dos Canos

Situada entre as Ruas de Nossa Senhora e a Rua dos Cavalos é a rua onde nasci (na segunda porta, após os portões verdes da segunda fotografia) e vivi até aos 5 anos, é também a rua onde moraram os meus avós. Aliás, na casa que se vê em primeiro plano na terceira fotografia moraram primeiro, os meus avós paternos ou melhor, os meus bisavós paternos, até cerca de 1935. Em 1936, foram os meus avós maternos que alí foram morar. Só em 1999 a casa foi deixada pela minha família e desde aí está ao abandono.
Esta casa era parte do antigo Hospital da Misericórdia, cuja entrada se fazia pela Rua de N.Senhora. As enfermarias situavam-se nas salas do andar superior, presentemente ocupadas pela Banda da Sociedade Filarmónica.
Voltarei a referir-me a este espaço, que ao longo do tempo, teve outras funções, quando falar sobre a Rua de N. Senhora.
Por cima do primeiro portão que se vê na segunda fotografia estavam instalados nos anos 50, os Serviços dos Correios Postais (CTT)

Sem comentários: