segunda-feira, agosto 14, 2006

Ex-Libris - A Rua dos Arcos (Aqueduto)

A Rua dos Arcos, a mais emblemática das ruas de Serpa. Com os seus dezanove arcos este Aqueduto foi construido para levar água desde a "Nora" existente na extremidade sul da arcada, até ao Palácio do Marquês.
Gosto muito da rua como está agora deixando ver as muralhas, mas recordo-me muitas vezes de como era nos anos 60 do século passado e das pessoas que nela viviam.
A Srª. Ermelinda e o Sr. José de Brito, muito especiais para mim; a vizinha Constança, que sabia, porque via da "gateira" da sua porta, tudo o que se passava na rua; o Sr. Roque, que achávamos excêntrico por usar, não um mas 3 a 4 relógios em cada braço. Era relojoeiro o Sr. Roque e a sua excentricidade não era mais que profissionalismo;
A Srª. Margarida, da fábrica de curtição de peles. Às vezes o cheiro era nauseabundo mas os trabalhos que ali se faziam, pelicos, safões, casacos e tapetes de pele de ovelha, eram lindíssimos.
Lembro-me também da Srª. Mariana, que vendia carvão e petróleo, mas também rebuçados e “pirolitos”, uma espécie de chupa-chupa feitos de açúcar água e vinagre.
Da mercearia do Sr. Figueira onde antes estivera estabelecido o Sr. José Pago, este nos idos de 50.
Havia ainda dois atelieres de costura o da Margarida e o da Arminda, neles aprenderam algumas jovens entre as quais eu, a arte de transformar metros e metros de tecido em vestidos, saias e blusas.
Esta rua é para mim um marco, uma referência da minha juventude.

Sem comentários: