sábado, setembro 23, 2006

Outras Igrejas de Serpa (2)

Ermida de S. Sebastião
Quem chega a Serpa vindo das bandas de Beja encontra junto à estrada mesmo à entrada de Serpa, uma pequena Ermida de traça mudéjar com alpendre a cobrir o pórtico. Não se conhece nada acerca da sua construção, que se calcula ser do séc. XVI. Nos idos dos anos 50 ainda se fazia a sua festa, não me lembro em que dia do ano.. A festa constava de procissão e os organizadores para angariar o dinheiro necessário vendiam fitinhas com pedidos de Graças que os devotos amarravam aos pulsos até receberem do santo a satisfação do milagre pedido.
Ermida de S. Pedro
No caminho que leva ao sitio da Fonte Nova, (Quinta da Fonte Nova a minha casa) depois de passar o Bairro operário, junto à piscina municipal, encontramos, sob a invocação do apóstolo São Pedro, uma pequena Ermida com as mesmas características da de S. Sebastião, presumindo-se datar também do séc. XVI, tendo à ilharga uma casa térrea, destinada ao ermitão. No dia de S. Pedro há alguns anos atrás havia grandes festas, com missa, procissão à volta da igreja e a culminar um bailarico popular no adro da Igreja. Também não faltava a venda de cabazes com fogaças (espécie de pão doce, ornamentado de amêndoas ou alcagoitas*) em forma de argola que as moças enfiavam no braço. *Alcagóitas, fruto seco a que também se dá o nome de ervilhanas, ou, mais comumente amendoins.

2 comentários:

Anónimo disse...

ola blogueira, antes demais os meus parabens pela iniciativa e que sirva de exemplo para se fazerem muitos mais blogs sobre serpa.
queria alertar que eu tendo somente 28 anos nao posso comentar acontecimentos dos anos 60, mas quanto aos 80 e 90, posso lhe dizer que os vivi em serpa e muito intensamente, dai posso lhe dar alguma informaçao adicional acerca das romarias "religiosopagãs" realizadas. Quanto a São Brás, penso que se faz uma romaria por volta de junho nao com os carros todos enfeitados como consta que se fazia antigamente, mas ainda se reza a missa, na capela e faz-se a almoçarada de grao com carne, em relaçao a São Sebatião ainda no inicio dos noventa, era eu escuteiro, cheguei a ir a esse evento que é por volta de meados de janeiro e fazia-se a procissao, e as pessoas juntavam-se junto a capela onde comiam o seu farnel, preparado de casa. Acho que se estao a perder algumas coisas, mas é uma questao de falta de referencias, e se houver alguem, ate com um simples blog que chame a atençao das tradiçoes quer religiosas quer pagãs que se realizavam, acho que se pode voltar a ter momento culturalmente muito ricos na que agora é a cidade de Serpa.
Bem haja

Anónimo disse...

Deviam abrir a piscina municipal mais cedo .