quinta-feira, setembro 21, 2006

A Igreja de Santa Maria

Situada no Largo dos Santos Próculo e Hilarião, (de que mais tarde contarei a lenda e mostrarei o portal de pedra da casa onde se crê terem vivido os ditos Santos), junto às muralhas do Castelo Velho, a Igreja Matriz de Santa Maria é uma igreja de três naves, separadas por arcos ogivais, apoiados em colunas geminadas coroadas por capiteis românicos, tem várias capelas laterais, sendo a capela-mor a casa tumular de Dª. Guiomar de Melo, camareira-mor da Imperatriz Isabel mulher de Carlos V de Espanha, esta capela ostenta ao alto da frontaria a brasão de Dª. Guiomar. Nesta Igreja podem ver-se ainda várias lages tumulares com brasões e respectivas inscrições que as identificam. Diz a tradição que a sua construção se deve ao Rei Lavrador, D. Diniz o mesmo que deu a Serpa o primeiro Foral, e mandou que se erguesse a grande cintura de Muralhas que cerca a cidade. A base desta Igreja estará assente nas ruínas de uma antiga Mesquita. A Fachada é simples, tendo apenas como guarnição dois botareus de pedra, encimadas pelas imagens dos Santos que dão nome ao largo, tem ainda uma robusta torre sineira de traça quadrangular. Acede-se ao Largo da Igreja através de uma escadaria “As escadas de Santa Maria” (foto 2) construídas no Séc.XVIII, a fim de facilitar o subir e descer da íngreme Ladeira que até então existia.

A propósito dos santos que ladeiam o portal conta-se a seguinte história: Era crença popular que um dos santos tinha o poder de prever o estado do tempo, uma vez que, ao mínimo sinal de humidade a sua cabeça escurecia. Era um milagre ! Ora a razão porque isto acontecia tinha uma explicação bem mais simples. Durante uma tempestade os ventos fortes fizeram cair e partir em mil bocados a cabeça do santo ficando a imagem privada daquela parte do corpo. Um artífice, bem intencionado moldou em gesso uma cabeça, colocando-a sobre o corpo mutilado. Não é preciso conhecer as leis da física para saber que o gesso com a humidade escurece. Mas vá lá ao povo crente, alguém contrariar a sua crença .
Agradeço a amável cedência de algumas destas fotografias a "Charquinho" "Serpa minha Terra" "Universos Assimétricos" blogues que recomendo assim como "O Parente da Refóias".

Sem comentários: