sábado, setembro 23, 2006

Outras Igrejas de Serpa (1)

A Igreja do Santuário.
Já antes me tinha referido a esta Igreja do Santuário, sita na confluência das Ruas da Barbacã, da Cadeia e do Escorregadio.
Foi sede da Ordem Terceira de Nossa Senhora do Monte do Carmo e nas instalações anexas, funcionou a Conferência de S. Vicente de Paulo, fundada em Paris em 23 de Abril de 1833. Esta organização que se dedicava à prática da caridade junto dos pobres foi trazida para Portugal por Francisco Lemos Faria Pereira Coutinho, 1º. Conde de Aljezur.
Desde há quase dois anos que se encontra em obras de recuperação.
A Igreja do Calvário
Na rua do Calvário existe uma pequena capela, conhecida pela Igreja do Calvário das Pedras Negras, por, nas suas paredes haver em saliência pedras pintadas de preto. Não se sabe a data da sua construção presumindo-se ser de meados dos séc. XVIII. As imagens que ali se encontram são todas referentes à paixão e morte de Cristo.
Nos anos 50 e 60 havia quem aliasse esta igreja a manifestações de bruxaria uma vez que se dizia, que em noites de sexta-feira eram vistas mulheres de negro ajoelhadas no pátio e que as mesmas seriam bruxas.
O povo andava em polvorosa mas, cada um tem a sua fé e nada ficou provado.

2 comentários:

Unknown disse...

Começo por dar os parabéns pelo blogue.
O meu comentário refere-se à Igreja do Santuário, relativamente às obras uma vez que os andaimes estão realmente montados há mais de 2 anos, mas obras nem vê-las.

António L.

Susete Evaristo disse...

Pois é, os andaimes e as obras estão a cargo da empresa STAP,Reparação, Consolidação e Reparação de Estruturas , com Sede em Lisboa,que por coincidência é a mesma empresa onde o meu filho trabalha, mas claro que a interrupção das obras nada deverá ter a ver com a empresa, daí que, possivelmente só a CMS poderá responder por tal estado de coisas.