domingo, setembro 24, 2006

As Pontes do Guadiana

O Guadiana é vê-lo calmo, sereno, ondulando por entre as pontes, a de ferro, centenária, por ela passavam até há cerca de 30 anos, a autómotora, todo o tipo de veículos, pessoas e gado. Enquanto uns passavam ou outros tinham de interromper a sua marcha, não só para passar o combóio, como também para passar á vez, de Beja para Serpa ou de Serpa para Beja, pois não podiam cruzar-se a velhinha ponte não tinha largura para isso. E havia o apeadeiro *
O edificio do apeadeiro do Guadiana não só servia de entreposto para entrada e saída de passageiros na automotora que fazia o percurso do ramal de Beja a Moura, como era morada da pessoa ou pessoas que controlavam a passagem dos veículos, que atravessavam a ponte, de uma margem para a outra.
Então, no princípio da década de 70 deu-se início à construção da ponte rodoviária de que se sentia a falta há muito tempo.
*As fotografias do apeadeiro do Guadiana (roubei-as) do site “bolotaonline” que se apresentou desactivado e sem possibilidade de solicitar a devida autorização para reproduzir as fotografias, assim peço desculpa a quem de direito, mas não consegui fugir à tentação.

2 comentários:

Anónimo disse...

desactivado? qué lá isso??
acho muito mal que tenha usado fotografias que não lhe pertencem; são fotografias muito pessoais, peço-lhe por favor que as não use.
obrigado

ANTONIO MELÃO disse...

Somos todos de Serpa... deixa lá usar as fotos pá... tambem usei algumas vezes este apeadeiro... daqui ao Monte dos meus avós (Santana) eram uns 3 km... à pata ou de burro!
CM