segunda-feira, maio 10, 2010

Serpa para sempre

Há muito tempo que não publico nada neste meu blogue, tenho visitado Serpa mas tipo visita de médico o que me deixa muito pouco tempo para fotografar lugares, porém na semana passada foi-me possivel ficar de um dia para o outro.
A principal razão era visitar a campa de meus pais, e mais familiares onde não ia há já alguns anos.
Cumprida a missão que alí me levou, deambulei pelas ruas que conheço como as palmas das minhas mãos, porém há sempre um recanto diferente um arranjo de rua, um espaço ajardinado, ou um pormenor que me tem escapado. Então deixo aqui as fotos que desta vez fui tirando ao calcorrear aquela que é a minha amada Serpa.
Creche Nossa Senhora da Conceição doado por Dª Ana Izabel de Araújo Parreira, à Diocese de Beja. Situa-se no Largo das Portas de Moura a dois passos ou melhor duas portas depois da casa onde morei dos 5 aos 8 anos. Aliás tenho dois episódios na minha vida relacionados com a Creche. O primeiro foi quando tinha os meus 6 anos e quiz porque quiz frequentar a creche onde havia quem ensinasse a bordar. Comprada a cadeira a tesoura agulhas e linhas de bordar e levando também um pano de tabuleiro desenhado pelo meu pai, apresentei-me na Creche mas... azar dos azares, logo no primeiro dia piquei o dedo indicador mesmo junto à unha tendo como resultado uma infecção que só passou com papas de leite quente colocadas em compressa. Resultado só lá fui um dia não tive mais interesse em picar outros dedos.
O segundo episódio aconteceu por alturas de Maio, no dia da 1ª comunhão e do crisma, sim porque também vivi essas etapas na minha vida (embora anos mais tarde, hoje, me considere agnóstica). Como ia contando era Domingo, de manhã na Missa resada na Igreja de Salvador tinha sido celebrada a comunhão e o crisma, de muitas crianças, pelo Bispo creio que de Beja a que se seguiu na Creche, um almoço para todas as crianças que tinham sido crismadas, o qual se prolongou pela tarde. Ora nesse mesmo dia realizava-se um jogo de futebool entre o Serpa e o Almada (creio que já me referi a este episódio um texto mais abaixo).
O meu pai foi buscar-me à festa e toda a familia se dirigiu para o Estádio para assistir ao encontro.
O Serpa (Clube de Fotebool) perdeu 7-0 e Serpa população, perdeu também porque, a carga de pancadaria perpretada pela Guarda Republicana a cavalo à saída do estádio, não estava prevista pelos adeptos que nada puderam fazer senão fugir.
Foi brutal não respeitando nem mulheres nem crianças, lembro-me que nem o Presidente da Câmara escapou.

2 comentários:

João Oliveira disse...

Ora até que enfim. Tanto tempo sem blogar, neste seu blog. É bom revisitar "pedaços" de Serpa.
Também criei um blog sobre Serpa. http://serpense.blogspot.com/.
Ainda está no principio.Um abraço do João Oliveira.

Susete Evaristo disse...

Olá João Oliveira quem bom foi ver que ao fim de tanto tempo tenho assim visitas interessantes pouco depois de colocar mais um texto.
Pois é tenho ido a Serpa em vizita de médico que não tinha tido tempo para fazer mais umas fotos.
Agora dou conta do que vi em pouco mais de umas horas mas há tanto para dizer tanto para fotografar, que já estou pensando voltar.
Um abraço e obrigada pela sua vizita que vou retribuir de imediato vizitanto o seu blogue.