domingo, agosto 20, 2006

Recantos (8) - O Largo do Salvador

Frente à igreja com o mesmo nome é como que o seu Adro. Neste Largo, situa-se um edifício, para mim, com um encanto muito especial, que me transporta a cinquenta anos atrás. O edifício a que me refiro de um só piso com quatro grandes salas (pelo menos à época) era a Escola Primária, feminina de Serpa. Feminina sim, pois naquele tempo rapazes e raparigas frequentavam escolas diferentes. Para os rapazes haviam duas escolas, a do Jardim e a do Bairro Operário, para as meninas apenas uma a Escola do Salvador. Recordo com ternura as minhas professoras, a Dª. Brita, na 1ª classe; a Dª. Manuela Soares na 2ª. classe e a Dª. Domingas na 3ª. e 4ª. classes. Lembro-me também da Srª. Justiniana, creio que era assim que se chamava a contínua da escola, a quem respeitávamos tanto como às professoras. Da minha escola lembro ainda todas as minhas traquinices, as danças de roda, os jogos, enfim os meus tempos de menina. Hoje o edifício tem funções, completamente diferentes mas ainda lá está, espero que resista aos tempos de mudança.
A minha turma da 2ª. classe
Alguém se reconhece ?

Sem comentários: