Igreja de S. Roque
Nunca entrei nesta igreja, conheço-a apenas por fora, pequena e humilde, caiada de branco, situa-se nas imediações do Jardim Municipal, na Rua João de Deus, não quero no entanto deixar de registar a sua existência.
Igreja da Senhora da Saúde
Pois é, a Igreja da Senhora da Saúde fica… no cemitério.
Construída no mesmo lugar onde antes se situava a Ermida de Santo André, dela se conhece a existência já em 1619, quando aos Paulistas foi autorizado erguer o seu Convento.
Segundo a lenda, a construção desta igreja deve-se aos muitos milagres operados durante uma epidemia, deixarei no entanto os pormenores, para quando relatar todas as lendas que conheço referentes à Cidade de Serpa.
A fachada é simples, com duas colunas jónicas a ladear a entrada, frontão clássico, coroada por um campanário e com quatro grandes torres, duas na fachada principal e outras duas nas traseiras, enquadrando toda a edificação.
No interior, de uma só nave e abobada de berço, pode ainda vislumbrar-se o altar-mor de estilo barroco, com a riquíssima da talha dourada, que se repete no trono da virgem e nas molduras das seis telas, de autor desconhecido, que embelezavam a Igreja, hoje em estado de ruína total.
Podem ainda apreciar-se alguns azulejos policromos do séc. XVII, que revestiam as paredes até à abobada.
Tem ainda dois modestos altares laterais, sendo o da direita dedicado a Stº. André, o da esquerda, sempre repleto de ex-votos de cera, desconheço a que santo pertencia.
1 comentário:
librarian integer hyphen flour wheaton assistive lagrange successively incurred cksmz srivastava
semelokertes marchimundui
Enviar um comentário