sábado, setembro 23, 2006

Outras Igrejas de Serpa (3)

Capela de Nossa Senhora dos Remédios
No sítio conhecido como de “Os Penedinhos”, a nordeste da Cidade encontra-se a Capela da Senhora dos Remédios, comemorada a dois de Fevereiro. Sabe-se por se encontrar registado em acta, que a cobertura desta Capela foi concluída no ano de 1689, após venda em hasta pública, das folhadas das vinhas, oferecidas para o efeito pelos mordomos da sua confraria. À sua construção está ligada uma lenda que a seu tempo irei contar.
Ermida de S. Brás
Já em terrenos da Serra de Serpa, a meio caminho entre a Cidade e o Pulo do Lobo, a modesta Ermida de São Braz, era alvo noutros tempos de uma grande romaria. Ainda me lembro da última romaria que se realizou na década de 60, deveria eu ser moça de uns dez ou doze anos. Com grande euforia mas sem as bulhas e lutas que tinham lugar noutros tempos, conforme os meus pais me contavam Lembro-me que havia carros de muares engalanados com flores e canas verdes, cheios de sorrisos de lindas moças, musica e alegria, ranchos de homens entoando as modas do Cante Alentejano. Foi uma festa muito bonita e que saudades. Como vai longe o tempo da minha mocidade !

Sem comentários: