sábado, setembro 16, 2006

Os Museus da Cidade - O Museu do Relógio

Tem a Cidade de Serpa, 3 excelentes museus. O Museu do Relógio, o Museu Etnográfico e o Museu de Arqueologia. Primeiro: O Museu do Relógio. Transcrevo aqui extractos da página http://www.museudorelogio.com/ recomendando a quem passar por Serpa, que não deixe de visitar este interessante Museu.
Morada: Convento do Mosteirinho Rua dos Cavalos (junto à Praça da Republica) Tel: (+351) 284 543 194 ou museudorelogio@iol.pt
O Museu do Relógio é o único no seu género em toda a Península Ibérica, e só há mais cinco em todo o mundo. Instalado no belo edifício seiscentista que foi o Convento do Mosteirinho, em dez salas primorosamente arranjadas. Podem ver-se cerca de 1600 relógios das mais famosas marcas. De bolso, de pulso ou de sala, algumas destas peças únicas contam o tempo há mais de 350 anos.
A história do Museu do Relógio começou há 34 anos, quando António Tavares d ’Almeida, o principal dinamizador deste espaço herdou dos seus avós três relógios de bolso avariados. A partir de então, este coleccionador procurou relógios por todo o país, com vista ao restauro e ao aumento do espólio da colecção. Nos últimos anos, perto de 300 relógios avariados foram doados ao Museu em que com a colaboração dos seus Mestres relojoeiros são recuperados e mostrados ao público. António Tavares d ’Almeida continua a dedicar-se ao Museu, procurando dar vida não só aos seus relógios mas também a todos os relógios que lhe são doados, que já atrairam mais de 300 mil visitantes ao Museu.
O Museu do Relógio durante todo o ano oferece aos seus visitantes não só o seu vasto espólio para visita, mas também, semestralmente, organiza exposições temáticas no âmbito da história desta máquina que veio revolucionar o Mundo: o Relógio!!!

Sem comentários: